Orquídea Arundina

Orquídea Arundina

As orquídeas têm como um dos principais elementos a beleza e suas cores diversas e vivas. Com a orquídea Arundina ou Orquídea Bambu como também é conhecida não é diferente. Uma planta diferenciada e linda como todas as outras. Tem seu diferencial por ser uma Orquídea terrestre. Veja agora algumas especificações sobre a orquídea Arundina.

Especificações Da Orquídea Arundina

A orquídea Arundina tem como nome cientifico Arundina Graminifolia. Que também é conhecido como Orquídea Bambu. Esse nome de bambu se dá por causa de sua grandeza e seu caule lembra um bambo, uma cana. Seu tamanho pode variar de 90 cm até 2 metros de altura. Suas folhas são triangulares finas e compridas. Podem variar de 8 a 20 cm de comprimento e de 0,7 à 1,7 de largura. Naturalmente nas cores brancas ou rosadas e com seu centro em tom lilás.

Diferente de outras orquídeas como a Miltonia por exemplo, a Arundina deve ser exposta ao sol. Ela deve ser mantida fora da sombra em seu crescimento. Isso pode causar com que ela fique encurvada e feia. Também atrapalha no crescimento de seus brotos ou keikes como são conhecidos.

Ela é uma planta perfeita para o clima entre o equatorial e tropical. Natural da Ásia, que abrange países como China, índia, Nepal, Singapura entre outros. Também foram introduzidas em outros países e hoje temos uma imensa quantidade no Brasil.

Uma característica interessante dela e diferentes das demais é que pode ser plantada diretamente na terra. Crescendo igual o bambu. Porém com tratamentos especiais, como muito material orgânico e vegetal. Suas ricas cores e cheiro adocicados atraem vários animaizinhos como abelhas e borboletas.

Dicas de cultivo da orquídea Arundina

Elas são plantas que precisam de muitos cuidados. Por isso para você ter uma vai ter que se dedicar e trabalhar bastante para ela. Elas podem ser plantadas na terra diretamente ou em vasos. O importante é que deve ser um solo bem cuidado e com muitas proteínas. A média da medida de terra é 1 parte com terra normal do jardim, 1 parte com terra vegetal e 2 partes com material orgânico.

Deve ser bem regada, porém não pode encharcar o solo onde ela está e nem deixa-lo secar totalmente. Ela é uma planta que exige uma observância maior. A média e de regar uma vez por dia no calor e no período do frio uma vez a cada dois dias. Elas podem ficar em uma meia sombra ou diretamente expostas ao sol. Mas sempre com uma boa umidade.

Para fazer o replantio é necessário que espere seus brotos crescerem e formarem duas ou três raízes com cerca de 4cm, 5cm cada. Suas flores duram cerca de 3 a 7 dias. Mas dão várias vezes ao ano, sempre renovando o ambiente em que elas vivem. Elas dão flores entre o início da primavera e o final do outono. Uma planta linda que vale muito a pena ter e que cada dia mais é buscada e estudada por especialistas da área.

Características de doenças na planta

  • Folhagem com manchas em tom preto, marrom ou castanho: Pode ser sinal de fungos. É necessário o uso de medicamentos para a planta para poder cura-la dessas pragas.
  • Folhagem amarelas: Pode indicar que ela está exposta demais ao sol, com excesso de umidade ou com falta de nutrientes, tornando assim suas raízes mais fracas.
  • Alguns outros tipos de animais ou pestes podem aparecer. Alguns que são comuns em todas as espécies de orquídeas. Como por exemplo lesmas, fungos, cochonilha, parasitas, tatuzinhos de jardim e vários outros. Caso tenha algum desses casos é importante cuidar o mais rápido possível.

Mas é interessante antes de aplicar qualquer produto na planta analisar qual o problema que ela tem. Muitas vezes plantas ficam doentes também porque não estão bem cuidadas, alimentadas ou nutridas. Na mata onde elas vivem, doenças quase não aparecem. Pois o solo onde elas estão é um solo rico com as necessidades que a planta tem. Assim como nós, as plantas precisam estar bem alimentadas para poderem viver bem. Cuide bem de sua plantinha e dificilmente ela terá algum problema.

Paisagismo

Em casos de plantar em casa é importante observar o local onde a planta ficará. Pois ela não pode ficar muito tempo na sombra. É uma planta que necessita de muito do sol e luminosidade para viver. Caso ela fique exposta na sombra de um prédio, casa ou parede comprometerá seu crescimento. Isso causara diminuição de suas folhas, prejudicará o crescimento dos keikes e também fara com que ela se encurve e não cresça tão bonita quanto realmente ela é.

Cresce muito a procura dessa planta para o mercado hoje em dia. Era comum apenas algumas noivas quererem um arranjo com elas. Porém hoje a busca ampliou bastante. Além das noivas algumas clinicas, hotéis, pousadas, empresas e consultórios procuram dessas plantas para poderem embelezar e alegrar mais a área em que atuam. Com seu charme único e maravilhoso com certeza vale apena investir numa planta como essa para a ornamentação do local.

Outras orquídeas terrestres.

A orquídea Arundina faz parte de um grupo bem pequeno, que só existem sete espécies dessa planta, que são as orquídeas terrestres. Além dela existem também:

  • Cymbidium. Recorrente das altitudes maiores de clima temperado, natural em partes da Ásia, Equador, Austrália e Califórnia.
  • Epidendrum. Planta que vive nas florestas do Andes, cerrados brasileiros, e em meio as rochas no pântano da Flórida. Planta resistente a vários tipos de temperaturas e habitats.
  • LudisiaDiscolor. Uma das plantas mais bonitas que existem, capazes de decorar um ambiente até mesmo sem flores.
  • Neobenthamiagracilis. Planta nativa da África e exclusiva da Tanzânia. Dá flores que chegam até 80cm de altura nas cores brancas ou lilás pálido.
  • Renanthera coccínea. Planta muito usada como flor de corte, suas folhas podem durar vários meses. Tem um resultado melhor quando exposta diretamente ao sol do que apenas na claridade.
  • Spathoglottisunguiculata. Também conhecida como orquídea grapete. Conta com cerca de 40 espécies. Suas cores e cheiro lembram o aroma de uvas.