Samambaia Crespa

Como Cuidar da Samambaia Crespa

 

A samambaia crespa é uma planta aquática. Plantas se alimentam pelas folhas, mas, principalmente por suas raízes! Se vai fazer um aquário pobre em macro e micronutrientes; exemplo: areia (camada inerte), laterita (ferro) e humus (NPK em quantidade somente para os primeiros meses), precisará suplementar com fertilizantes líquidos semanalmente, necessariamente (elementos traço, cálcio, enxofre, bóro, sódio, zinco, manganês.

Use um fertilizante líquido completo) ou utilize um substrato completo (este sim suprirá as plantas por anos). Plantas extremamente exigentes como carpete e plantas vermelhas, só tem crescimento pleno em substrato completo.

 

  • Samambaia crespa nome cientifico

Conhecida como Samambaia Crespa ou Samambaia d’água seu nome cientifico é Ceratopteris thalictroides.

 

  • Samambaia amazonas crespa

 

Indicado para: Ambientes interno e externo;

 

Nome Científico: Polypodium aureum “Mandaianum”;

 

Nome Popular: Samambaia-amazonas; Samambaia Crespa, Samambaia Mandaiana;

 

Família: Polipodiaceae;

 

Ciclo de Vida: Perene;

 

Origem: Austrália e praticamente em toda América;

 

Porte: Suas folhas arqueadas chegam atingir 1 metro de comprimento;

 

Folhas: É o destaque da planta, bastante ornamentais, de tamanho grande, pendentes e com recortes maravilhosos;

Luminosidade: Meia-sombra. Não tolera luz direta do sol das 10h00 às 17h00. Prefere luz do sol filtrada por árvores;

 

Água: Gosta de solo mantido sempre úmido. Regar de 2 a 3 vezes por semana;

 

Clima: Quente, úmido e temperado;

 

Poda: Não necessária, retirar apenas as folhas secas. Depois de algum tempo quando suas raízes estiverem ocupando toda extensão do vaso e a planta estiver perdendo o vigor inicial, deve ser trocada para um vaso maior ou fazer a separação de rizomas, obtendo várias mudas;

 

Cultivo: Aprecia solo rico em matéria orgânica. Sugestão de mistura para vasos: 2 partes de composto orgânico, 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal. Misture também fibra de coco;

 

Fertilização: Aplicar ao redor do caule, não junto a ele, cerca de 1 a 3 colheres de sopa (conforme o tamanho do vaso) de NPK, fórmula 10-10-10;

 

Utilização:  Fica maravilhosa em varandas e jardins em locais protegidos contra ventos fortes;

 

Propagação: Por divisão de rizomas e por esporos.

 

  • Samambaia argentina crespa

 

Nome Científico: Nephrolepis exaltata “Roosevelt”;

Nome Popular: Samambaia Argentina Crespa;

Porte: Dependendo da espécie varia entre 25 cm até 3 m ou mais;

Ciclo de Vida: Perene.

 

Iluminação: As samambaias preferem locais bem iluminado, que não fique exposta ao sol forte e ao vento. A maior parte das espécies prefere ambientes sombreados. O vento é um dos seus maiores inimigos, causando “queima” das folhas mais jovens e perda de água por evaporação.

Rega: A umidade é o principal fator para o seu desenvolvimento. Regue 2 vezes por semana, deixando todo o substrato completamente úmido, nunca deixe completamente seco e nem encharcado. Borrife água nas folhas da samambaia 1 vez por semana. No verão devem ser irrigadas duas a três vezes por semana.

 

Substrato: Normalmente eram cultivadas em xaxim, que retêm mais a umidade e permitem que as raízes respirem melhor, porém devido a sua extinção algumas alternativas estão sendo estudadas em substituição a este substrato, como os vasos de fibra de coco, por exemplo. Substrato: Pode ser utilizado: 50% de fibra de coco, 25% de terra e 25% de areia grossa. Outra mistura de solo básica para o cultivo das samambaias é composta por 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca. Samambaias também não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer caso sejam mudadas.

 

Adubação: Recomenda-se o uso de farinha de osso ou torta de mamona. Mas existem no mercado, fertilizantes indicados para o uso específico em samambaias. Aplique seguindo as instruções da embalagem ou do fornecedor.

 

Poda: Eliminar somente ramos secos ou doentes.

 

Método de Propagação ou Replante: Multiplica-se facilmente por divisão da planta, a qual deve ser efetuada preferencialmente no final do inverno e deixada em ambiente úmido.

 

 

  • Samambaia azul crespa

 

As samambaias azuis estão sendo muito utilizadas no paisagismo e decoração de apartamentos principalmente nos jardins verticais. Apreciam locais com boa luminosidade sem sol direto. Necessitam de regas frequentes, substrato fibroso e também rico em matéria orgânica.

Essa planta especificamente atua no combate a problemas do fígado, como a icterícia, é bactericida, fungicida, mata o vírus Chikungunya, e auxilia no tratamento contra o câncer.

Nome botanico:  Polypodium aureum;

 

Nomes Populares:  Polipódio, samambaia-azul;

 

Família:  Pteridophyta – Família Polypodiaceae;

 

Origem: Originária de diversos países: Brasil, Argentina, Austrália.

 

 

Modo de cultivo

Bem iluminado sem sol direto, regas regulares mantendo o substrato úmido.

Esta planta necessita de um vaso grande, não precisa ser profundo, mas de boca larga.

Os rizomas tendem a crescer para fora do vaso.

Aproveite a oportunidade e faça novas mudas. Veja o passo a passo. Aprecia solos ricos em matéria orgânica, então seu substrato de cultivo deverá conter composto orgânico de folhas, se possível completo além de turfa e areia para nutrientes e boa drenagem.