Samambaia Bailarina ou Saia Baiana 

Como cuidar da Samambaia Bailarina ou Saia Baiana 

Plante a samambaia em um vaso com terra porosa e um bom sistema de drenagem. Na hora de comprar o vaso para a sua samambaia, escolha um que seja feito de argila ou cerâmica e que tenha orifícios de drenagem no fundo. Preencha metade dele com um tipo de terra porosa, coloque a planta e, em seguida, cubra as raízes com mais do material. Só não enterre as folhas (ou frondes), ou a samambaia vai sufocar.

Compre um bom saco de terra preparada para plantas em qualquer loja de jardinagem. Geralmente, essa terra é misturada com adubo e tem bolsões de ar. O volume ideal de terra depende do tamanho do vaso. É melhor começar com uma estrutura já grande (para você não ter que replantar a samambaia com tanta frequência). Você também pode plantar a samambaia em um daqueles vasos que ficam suspensos.

A Samambaia Bailarina gosta de sol ?

Coloque a samambaia em uma área onde o sol bata indiretamente. Escolha um lugar da casa que não receba a luz do sol de cara, mas que ainda fique mais ou menos perto de uma janela, para que a samambaia colha os benefícios da exposição indireta aos raios. Só não ponha a planta logo debaixo da janela, ou ela vai ficar quente além da conta.

Se as folhas da samambaia ficarem marrons ou quebradiças, provavelmente é porque ela está tomando muito sol. Nesse caso, afaste-a da janela um pouco. Coloque um umidificador perto da samambaia. Samambaias preferem lugares com bastante umidade no ar, sendo que o nível mais comum na natureza é de 70%. Como isso é bem complicado na cidade (e dentro de casa), uma boa alternativa é colocar um umidificador perto da planta e tente elevar o nível a algo entre 30 e 50% no ambiente próximo.

Como Devo Regrar minha Samambaia Bailarina ?

Você tem a opção de borrifar água na samambaia de vez em quando, mas usar o umidificador é muito mais fácil e prático. Regue a samambaia quando a superfície da terra ficar seca. Assim como o ar, a terra também tem que estar úmida para a samambaia ficar saudável. Regue a sua planta com frequência, mas sem deixar a terra encharcada (apenas molhada de leve). Repita esse processo de vez em quando até a água chegar às raízes.

Lembre-se de que a samambaia é uma planta tropical. Portanto, regue-a usando água morna ou em temperatura ambiente, nunca gelada. Se você vive em uma região de clima seco, coloque o vaso da samambaia dentro de um pires com pedrinhas e água. Além disso, borrife água na planta de vez em quando para gerar mais umidade.

Corte as partes mortas da samambaia. Embora samambaias que ficam dentro de casa corram o risco de contrair algumas doenças, elas são bastante resistentes e sobrevivem à maioria das enfermidades. Se partes da sua planta estiverem marrons ou parecerem mortas, corte-as com uma tesoura de poda. Caso a samambaia comece a morrer de vez por causa da doença, repita a técnica. Por fim, se nada adiantar, recolha o vaso inteiro para evitar que o quadro se espalhe às outras plantas.

As folhas da samambaia começam a se enrolar e ficar marrons quando estão morrendo. Replante a samambaia a cada um ou dois anos. Transfira a samambaia a um vaso maior que o atual a cada um ou dois anos. Para isso, bata as laterais da estrutura contra uma superfície dura (para soltar a planta) e faça o replantio usando um novo saco de terra. Cada espécie de samambaia cresce em um ritmo diferente. De modo geral, plantas novas precisam ser replantadas a cada seis ou 12 meses

  • Nome científico da Samambaia bailarina ou samambaia saia baiana

Samambaia bailarina ou samambaia saia baiana