Como Cuidar da Samambaia do Mato
Para cuidar de uma samambaia do mato, primeiramente pense sempre em um solo úmido. Nunca a deixe exposta em sol forte ou a ventanias. O melhor para essa planta é um ambiente com luz natural – ou seja, um bom lugar para ela é perto de uma janela.
-
Nome científico
Conhecida como samambaia do mato, seu nome cientifico é Phlebodium decumanum (Willd.) J. Sm.
-
Como plantar
Plante a samambaia em um vaso com terra porosa e um bom sistema de drenagem. Na hora de comprar o vaso para a sua samambaia, escolha um que seja feito de argila ou cerâmica e que tenha orifícios de drenagem no fundo. Preencha metade dele com um tipo de terra porosa, coloque a planta e, em seguida, cubra as raízes com mais do material.
-
Como replantar
Replante a samambaia do mato a cada um ou dois anos. Transfira a samambaia a um vaso maior que o atual a cada um ou dois anos. Para isso, bata as laterais da estrutura contra uma superfície dura (para soltar a planta) e faça o replantio usando um novo saco de terra. Cada espécie de samambaia cresce em um ritmo diferente. De modo geral, plantas novas precisam ser replantadas a cada seis ou 12 meses.
-
Tipos comestível
Muito bom e benéfico efeito sobre o sistema nervoso humano. Mas na natureza, infelizmente, existem apenas dois tipos de samambaia comestível. Sendo elas a Orlyak e a Avestruz.
Orlyak é uma erva perene, pode crescer em altura de 150 cm, e nas montanhas nas encostas onde cresce a samambaia comestível, o tamanho varia de 3 a 100 cm. Essa samambaia difere de outras espécies, suas folhas crescem sozinhas, não formando grandes arbustos.
O avestruz oriental está crescendo até um metro e meio de altura, as folhas são muito grandes, mas em menor número do que outros tipos de samambaia, elas são coletadas em feixes de folhas aparentemente pinadas, dobradas e também estreitas.
-
Chá de samambaia do mato
Usada com bastante ênfase na decoração interna e nos jardins, a samambaia é uma planta que possui uma série de propriedades medicinais, embora desconhecida pela maioria da população. No entanto, a samambaia teve sua capacidade de cura comprovada cientificamente a partir da realização de vários estudos.
Uma das formas mais usuais de preparar a samambaia para solucionar problemas de saúde é através do chá. Para isso você vai precisar de uma colher (de sopa) da raiz da samambaia seca e 600 ml de água filtrada. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Isso vai ajudar no processo de preparação da bebida.
Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a raiz da samambaia. Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Esse tempo vai ajudar a planta a soltar todos os nutrientes na água. Depois disso, basta usar uma peneira para separar a planta do líquido.
Antes de usar a samambaia é necessário que você tenha certeza em relação à espécie, pois nem todas possuem propriedades curativas.
-
Benefícios da Samambaia do Mato
A comunidade indígena do Brasil e de outros países da América do Sul, fazem uso da samambaia no combate a doenças relacionadas ao sistema respiratório. Entre os problemas mais comuns estão a bronquite e asma. Outra área na qual a samambaia atua é em dermatites, como a psoríase.
O uso popular da samambaia contra a febre também é eficaz uma vez que ela provoca o suor excessivo, que regula a temperatura interna do corpo, evitando problemas maiores como convulsões.
Algumas indicações do seu uso afirmam que ela combate vermes, problemas no fígado e dores reumáticas.
-
Samambaia do mato na umbanda
A samambaia, normalmente associada ao orixá Oxóssi; tem papel de destaque nos benzimentos e passes.
Outra utilização muito frequente dessa planta é no trabalho de abertura ou desenvolvimento da mediunidade, com o banho de samambaia.
Defumação de samambaia é um poderoso purificador de ambientes, afasta espíritos inferiores e atrai prosperidade.
3 rituais usado na umbanda com a samambaia do mato
1. Benzimento com Samambaia;
2. Banho de Samambaia;
3. Defumador com Samambaia.