Samambaias Renda Portuguesa

Como cuidar de Samambaias Renda Portuguesa

Plante a renda portuguesa em um vaso suspenso. Como os seus rizomas ficam pendurados pelos lados do vaso e podem chegar a 60 cm de comprimento, um vaso suspenso é ideal para a renda portuguesa. O vaso deve ser de plástico ou barro, com cerca de 15 a 25 cm de diâmetro. Vasos de plástico tendem a proporcionar uma distribuição de água mais uniforme do que vasos de barro. No entanto, vasos de barro são mais resistentes e podem durar mais.

Cultive a samambaia em um solo permeável com boa drenagem. Você pode encontrar um substrato permeável em qualquer loja de jardinagem. Um substrato de boa qualidade deve conter duas partes de turfa, uma parte de argila e uma parte de areia ou perlita que é um vidro vulcânico com maior teor de umidade. O solo deve ter um pH neutro entre 6,5 e 7,5.

Preencha o seu vaso com o substrato até cerca de 8 cm do topo.

Um solo que pouca capacidade de drenagem reterá muita umidade, fazendo com que a planta apodreça.

 

  • Substrato para samambaia renda portuguesa

O substrato para esta planta:

  • 1 medida
  • 1 de Areia (de construção)
  • 1 medida Terra
  • 1 medida de Húmus de minhoca
  • 7 medidas de Casca de pino ou fibra de coco
  • 1 medida de carvão triturado
  • Ou substrato para orquídeas

 

  • Tipos de samambaia renda portuguesa

 

É um tipo de samambaia semelhante a Renda Francesa, com suas folhas plumosas e delicadas. Nativa da Austrália, ela atinge de 20 a 40cm de altura. No inverno, as folhas ficam amarelas e caem. Contudo, depois de um tempo, a planta volta a brotar.

A renda-portuguesa é da mesma família das samambaias. Suas folhas (frondes) são muito interessantes: apresentam grande detalhamento nas suas subdivisões e recortes, tornando-a uma planta de textura muito particular e bela. As variedades mais conhecidas são as plumosas e as robustas.

 

  • Como cuidar de samambaias renda portuguesa

 

Pode ser preciso inverter as orientações sobre onde pendurar a samambaia caso você more no hemisfério norte. A renda portuguesa geralmente perde um pouco da sua folhagem no inverno e recupera essa folhagem perdida na primavera. Como os rizomas de renda portuguesa estão próximos da superfície do solo, as mudas raramente precisam ser replantadas.

Plante a renda portuguesa em um vaso suspenso. Como os seus rizomas ficam pendurados pelos lados do vaso e podem chegar a 60 cm de comprimento, um vaso suspenso é ideal para a renda portuguesa. O vaso deve ser de plástico ou barro, com cerca de 15 a 25 cm de diâmetro. Vasos de plástico tendem a proporcionar uma distribuição de água mais uniforme do que vasos de barro. No entanto, vasos de barro são mais resistentes e podem durar mais.

 

  • Diferença entre samambaia renda portuguesa e francesa

 

A renda portuguesa também é conhecida como samambaia-pé-de-coelho devido à aparência dos seus rizomas. É uma planta herbácea rizomatosa, de aparência delicada, que se desenvolvem por longos rizomas pilosos na cor marrom escuro, de onde partem as folhas compostas. É umas das espécies mais utilizadas em decorações.

Já a rendafrancesa também são uma espécie de samambaia pertencente à família Dryopteridaceae e originária da região da Austrália. É uma planta herbácea rizomatosa, com grandes rizomas cheios de pelos marrons escuros, de onde partem as folhas compostas, finamente pinadas, de aparência delicada, queima no inverno e rebrota na primavera.

 

  • Como podar samambaia renda portuguesa

Corte a folhagem velha com uma tesoura ou até mesmo um pequeno alicate, corte no começo da primavera para facilitar a poda. É mais fácil podar a samambaia na primavera antes que novas folhas comecem a nascer.

 

  • Quando podar samambaia renda portuguesa

renda-portuguesa e a samambaiade-metro queimam com o frio; portanto, recomenda-se podá-las inteiramente antes de o inverno chegar ou deixá-las em local mais quente durante a estação fria. Depois, elas brotam vigorosas.

Quando aparecem folhas amarelas, faça uma poda, abrindo espaço para as brotações. As mudas que surgirem da extensão do rizoma (caule subterrâneo) devem ser retiradas, evitando-se que a planta cresça demais e tenha que ser transplantada para um vaso maior.

 

  • Onde comprar samambaia renda portuguesa

São fáceis de encontrar em floricultura e sites de compras.