Conheça tudo sobre a Orquídea Catasetum Pileatum
Esta espetacular Orquídea ( Catasetum pileatum ) é difundida da ilha de Trinidad, ao longo das bacias dos rios Negro e Orinoco no Brasil e Venezuela e na Colômbia e Equador. As primeiras plantas introduzidas na Inglaterra foram coletadas na Venezuela e introduzidas no cultivo pela Linden. A espécie foi descrita por HG Reichenbach em 1882 na Crônica dos Jardineiros. Até 1921, esta espécie era a flor nacional da Venezuela. O nome em latim refere-se ao adjetivo pileatus ou “com um boné”, em aparente referência ao capuz sobre o lábio largo formado pela carruagem da sépala dorsal e pétalas.
A Catasetum pileatum é uma planta impressionante mesmo sem flor. Os pseudobulbos fusiformes (em forma de fuso) crescem cerca de 16 cm (cerca de 6 polegadas) de altura e as folhas grandes podem atingir 40 cm (cerca de 16 polegadas de comprimento), tornando as plantas típicas quase 60 cm (2 pés) de altura. Clones robustos podem ser ainda maiores. Catasetum normalmente produzem flores de um único sexo. As plantas em si não são restritas a um ou outro sexo, assim como algumas plantas, mas qualquer inflorescência geralmente carrega flores masculinas ou femininas com flores masculinas mais prevalentes. As inflorescências masculinas podem atingir 30 cm (12 polegadas) de comprimento e transportar até 12 flores, atingindo cerca de 13 cm (cerca de 5 polegadas) de diâmetro. As inflorescências femininas são tipicamente mais curtas, menos floridas e as flores carnudas são em menor número. Em algumas espécies da Aliança Catasetum, as diferenças entre flores masculinas e femininas são tão notáveis que os primeiros taxonomistas confundiram as formas femininas com as diferentes espécies. Inflorescências nesta espécie são produzidas perto da base do pseudobulbo em maturação, tipicamente no final do verão ou outono, embora as plantas sejam capazes de florescer a qualquer momento. Pseudobulbos maduros em plantas bem cultivadas podem produzir várias inflorescências de uma vez ou espalhadas por um período de tempo bastante longo.
Catasetum pileatum Masculino flores têm um mecanismo de gatilho especializado claramente visível no centro desta flor. Catasetum pertencem a um grupo de orquídeas polinizadas por abelhas machos Euglossina (às vezes chamadas de “abelhas das orquídeas”). Essas abelhas são atraídas pelas poderosas fragrâncias produzidas por essas flores e se espalharão em grande número. Quando uma abelha visitante acidentalmente tropeça no gatilho, as polínias são ejetadas com força da tampa da antera e aderem ao corpo da abelha. A tensão nesses gatilhos é substancial e as polínias podem ser lançadas várias polegadas (supostamente até 6 pés, se não houver obstáculos) da planta e a uma velocidade medida em excesso de 10 pés / segundo. A força envolvida no impacto parece servir a dois propósitos; primeiro para fazer com que o adesivo fique firmemente aderido ao inseto e depois para que o inseto vá para outra flor.
Catasetum pileatum é uma espécie de planície onde ocorre como uma epífita. A espécie é adaptada a floresta tropical quente e úmida, com apenas uma curta temporada de inverno seco e esta é uma espécie que pode não ficar completamente inativa por qualquer período de tempo. As temperaturas variam de um máximo de 30 ° C a um mínimo de 15 ° C e a umidade é alta à noite, mesmo na estação seca. Enquanto crescem ativamente, as plantas devem receber o máximo de água, calor e umidade que irão tolerar sem danificar a folhagem e o amplo fertilizante. Estas plantas são alimentadores pesados e o objetivo é produzir os maiores pseudobulbos possíveis até o início do final do verão. Após a floração e quando as folhas caem, as plantas devem ser mantidas secas com alta umidade e temperaturas quentes até que os crescimentos recentes tenham raízes de cerca de 2,5 cm de comprimento. Com Catasetum pileatum, este intervalo de tempo pode ser bastante curto e os plantadores de sucesso fornecem um descanso de inverno somente se a aparência da planta indicar uma necessidade de dormência. As plantas são melhor cultivadas em vaso. Alguns produtores bem-sucedidos usam musgo de esfagno reto em potes de argila com adubo de liberação lenta (em climas com baixa umidade, os potes plásticos retêm a umidade por mais tempo). Outros recomendam misturas para vasos à base de casca de árvore ou samambaia. Independente da mistura escolhida, ela deve conter umidade adequada, drenar rapidamente para que o excesso de umidade não seja um problema e arejar as raízes. Outros recomendam misturas para vasos à base de casca de árvore ou samambaia. Independente da mistura escolhida, ela deve conter umidade adequada, drenar rapidamente para que o excesso de umidade não seja um problema e arejar as raízes. Outros recomendam misturas para vasos à base de casca de árvore ou samambaia. Independente da mistura escolhida, ela deve conter umidade adequada, drenar rapidamente para que o excesso de umidade não seja um problema e arejar as raízes.