A importância do ar fresco para as Orquídeas
A importância do ar fresco para as orquídeas é possivelmente o aspecto menos apreciado do cultivo de orquídeas. Todos os livros de orquídeas dizem para garantir que haja movimento de ar em torno de suas orquídeas. Durante anos, continuei adicionando fãs à minha área de crescimento, pensando que estava satisfazendo esse requisito básico. Mas as orquídeas não querem recirculação do ar viciado, elas querem ser banhadas por ar fresco, particularmente a brisa flutuante que recebem quando estão ao ar livre.
A primeira vez que Ruben Sauleda do Ruben in Orchids conversou com o nosso clube de orquídeas, falamos sobre como eu poderia melhorar meu cultivo de orquídeas. Naquela época, tínhamos a estufa tradicional com uma parede úmida em uma extremidade, exaustores na extremidade oposta e polipropileno cobrindo todas as outras superfícies. Ruben deu uma olhada na estufa e disse: rasgue a parede de água e substitua a parede lateral por ripas de metal de estuque, mantenha as aberturas abertas em cada extremidade da estufa e abra a abertura superior. Isso permitiu o livre movimento do ar em toda a estufa durante a estação de crescimento. Uma cortina retrátil fecha a ripa de metal de estuque durante o tempo frio, mas de outra forma as plantas são sempre banhadas ao ar fresco. Esse foi o ano em que a estufa explodiu com novo crescimento e uma incrível exibição de flores.
Eu me esforcei para tentar cultivar vandas na casa de cobertura coberta com filme de estufa com portas em cada extremidade. Quando Rafael Romero, da Plantio La Orquidea, olhou para a nossa plantação em crescimento, ele nos disse para desarmar o filme na parede lateral e substituí-lo por ripas de metal de estuque e uma cortina retrátil. Voilá, as vandas floresceram livremente e a incidência de manchas e raízes de folhas foi grandemente diminuída. Durante a temporada de verão, as vandas agora se mudam para as estruturas de sombra de verão que permitem o movimento do ar livre nos quatro lados. As vandas crescem como ervas daninhas na brisa fresca.
Essa demanda por ar fresco faz sentido se você pensar em quantas orquídeas evoluíram de terrestres de sub-bosque para epífitas. Muitos tipos de orquídeas deixavam o chão da floresta para crescer alto no dossel nos troncos ou galhos das altas árvores da floresta, onde havia mais luz disponível e onde os ventos eram mais fortes do que no solo. A brisa flutuante oferece muitos benefícios para as suas orquídeas:
- ♦ O ar fresco em movimento melhora as trocas gasosas através dos poros das folhas e em torno dos rizornes e raízes, um processo que é necessário para os processos metabólicos da planta.
- ♦ O ar em movimento fresco resfria as folhas durante o tempo quente, quando as altas temperaturas e altas temperaturas poderiam causar o superaquecimento da planta e restringir seus processos metabólicos, e possivelmente resultar em queima de folhas.
- ♦ O ar fresco em movimento ajuda a distribuir o ar quente e frio, de forma que os extremos da temperatura do ar não prejudiquem a vegetação.
- ♦ O ar fresco em movimento ajuda a secar o excesso de umidade das folhas, para que bactérias e fungos não proliferem.
É claro que o movimento do ar e a umidade devem estar em equilíbrio. Em um ambiente de baixa umidade, o movimento excessivo do ar causará mais evaporação e possivelmente resultará em desidratação. Em um ambiente de alta umidade, o movimento do ar é essencial para evitar o problema das doenças das orquídeas.
Durante os meses mais frios, suas orquídeas provavelmente estão em suas casas de inverno lá dentro. Você pode agrupar suas plantas em bandejas de umidade cheias de seixos para armazenar água extra depois de regar e fornecer um pouco de umidade ao redor das plantas. Um ventilador soprando uma brisa suave em torno de sua planta é bom. Quando a temperatura está correta, você pode abrir uma janela com suas plantas e deixá-las sentir o ar fresco que elas desejam.
Quando os climas quentes retornarem, tente encontrar um local ao ar livre onde suas orquídeas recebam muito ar fresco. Um alpendre é ótimo, especialmente para phalaenopsis que querem condições mais sombrias e um teto coberto onde a água não se acumula na coroa da planta causando a podridão. Pendurar suas orquídeas debaixo de uma árvore onde elas receberão luz suave e brisa fresca 24 horas por dia resultará em uma incrível onda de crescimento no verão, particularmente se você quiser aumentar seus horários de rega e adubação para combinar com o aumento do vigor das plantas.