Quais os Princípios Básicos do cultivo das Orquídeas??
Dois dos princípios básicos do cultivo de orquídeas são a ventilação e o movimento do ar. Nós todos sabemos que é necessário manter as folhas de superaquecimento em condições de sol ou calor ou seções de frio não intencionais de desenvolver em uma estufa de passatempo durante o inverno. Se você tem um ambiente sem temperaturas extremas, alguns ventiladores e uma janela ou ventilação no teto podem ser tudo o que você precisa. Mas para o resto de nós, é preciso um pouco de engenharia. Primeiro, o movimento do ar é diferente da ventilação, embora eles possam se complementar.
Se nenhum ar externo estiver sendo admitido, os ventiladores estrategicamente posicionados devem fazer o truque para o movimento do ar. Mas onde? Eu tenho um ventilador de teto indoor / outdoor-rated (olhar no rótulo em seu centro de construção) na minha estufa. É reversível. No inverno, eu o ajustei para puxar o ar do teto de volta para fazer uso do princípio de “elevações de ar quente”. Eu faço o oposto no verão: eu quero puxar o ar quente das plantas e empurrá-lo para fora das aberturas do telhado. Eu adiciono ventiladores adicionais soprando nos bancos no final da primavera até o início do outono.
Se suas folhas se sentirem quentes, elas precisam de mais ar se movendo ao redor delas. Os ventiladores no solo ou no nível da bancada podem ser ajustados em velocidades suaves para o inverno, para que você não resfrie as plantas, mas ao mesmo tempo evita que o ar frio caia sobre elas. No verão, ventiladores maiores e de maior velocidade mantêm as folhas mais frescas. Meu sistema de ventilação é mais complexo. Como eu moro no Canadá, não quero que um exaustor suba repentinamente em 40 ° F (4,4 ° C), ou mais frio, através das entradas e deixe-o exausto. Minhas pobres orquídeas tropicais chamariam a Agência de Proteção às Orquídeas para resgatá-las! Então, ao longo do tempo, projetei um sistema multiestágio.
PRIMEIRO ESTÁGIO As aberturas de ventilação do meu teto abrem gradualmente e automaticamente com abridores de ventilação Bayliss (não-elétricos) de serviço pesado. Quanto mais quente ela fica na estufa, mais elas se abrem. Esta é a exaustão passiva, baseada no princípio de “aumento de ar quente”.
SEGUNDO ESTÁGIO Eu tenho três aberturas de ventilação motorizadas de 24 polegadas × 24 polegadas (61 cm × 61 cm) que abrem e fecham com base em um termostato. Quando eles se abrem, o ar mais frio é puxado passivamente para a estufa e ajuda a empurrar o ar quente através das aberturas. Mas aqui está o truque: a abertura intermediária abre seu próprio termostato. Quando está frio lá fora, eu não preciso de ventilação de vários estágios em Hobby Greenhouses sobrecarregar as plantas com ar frio, eu só preciso de um pouco de ajustes.
ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO No verão, levanto o vidro das janelas em minhas duas portas que se abrem para o celeiro ao qual a estufa está presa. O celeiro fica mais frio e úmido. Isso ajuda a sugar o ar mais frio e com maior umidade do que o ar seco ao sol.
TERCEIRO ESTÁGIO Se a temperatura continuar a subir, as outras duas entradas se abrem em um segundo termostato ajustado para 5–8 ° F (cerca de 2-5 ° C) mais alto que o ajuste tom allen [1] Yimei Allen fora de sua estufa. Observe a parte aberta da porta atrás dela, as aberturas de entrada de ar abertas perto do chão à direita, aberturas de telhado abertas no topo da estufa onde se conecta à casa e pequeno ventilador oscilante (dentro à direita) colocado para fornecer movimento de ar suave dentro da casa. [2] Os controladores multiestágio são de todas as formas e tamanhos; quer de tensão de linha ou de baixa tensão, dependendo da aplicação. Na foto, está o controlador Schaefer AVS-500. Fotografia cortesia da Pinnacle Climate Technologies. [3] exaustor de efeito estufa. Fotografia cedida por BC Greenhouse Builders para o consumo médio. Eu costumo manter o single em torno de 72 F (22 C) e os outros em torno de 78 ou 79 F (25,5-26 C), dependendo da época do ano. No inverno, coloco tampas isoladas sobre elas e coloco os termostatos a 100 ° F (37,8 ° C) para que as aberturas não abram. O ar ártico não é bem vindo !! Mas as aberturas do teto ainda funcionam. Todos esses tipos de ventilação ainda são passivos.
QUARTO ESTÁGIO A ventilação ativa começa quando o exaustor localizado no alto da estufa, perto do teto na extremidade do pico, se abre. O termostato para isso geralmente é ajustado razoavelmente alto. Afinal, o exaustor fará uma troca de ar em dois ou três minutos e isso significa que a umidade preciosa é perdida no calor do verão. O truque é comprar um controlador de velocidade variável para o exaustor de parede tipo comercial. Você pode comprar ventiladores mais bonitos para estufas ou galvanizados menos caros para celeiros de porcos ou aves. Ambos os tipos são feitos para sobreviver à alta umidade por décadas. Meu controlador de velocidade variável pode ser ajustado para a temperatura na qual o ventilador é ligado e a que velocidade ele será executado quando for iniciado.
Com cada incremento de temperatura no termostato, o ventilador funciona mais rápido até atingir a velocidade máxima. Custou-me US $ 350, mas vale a pena. A ideia é esgotar o ar muito quente, preservando a umidade o máximo de tempo possível. Você pode ter uma estufa menor com equipamentos menos sofisticados; no entanto, usei esse sistema em uma estufa de apenas 16 × 20 pés (4,9 × 6,1 m) com duas aberturas no teto, duas entradas e um ventilador menor. Para estufas menores em áreas que não têm verões muito quentes, uma abertura no teto e um controle deslizante de vidro maior na porta com um ventilador em um suporte que passa pelos bancos e funciona com um termostato podem ser tudo o que você precisa. Eu desenvolvi meu sistema multiestágios para evitar extremos ou choque de ar frio na primavera e no outono. Onde quer que você viva, um pouco de cuidado com suas condições ajudará você.