Guarianhe skinneri (Bateman)
Apesar de muitas vezes dedicarmos este recurso a orquídeas pouco conhecidas ou pouco conhecidas, aqui vamos abordar uma espécie que é muito conhecida e merece estar em todas as coleções de orquídeas.
Embora ainda seja chamado Cattleya skinneri por muitos, Guarianthe skinneri foi separado de Cattleya por Dressler e Higgins, junto com outras cattleyas da América Central, em 2003. O nome anterior foi publicado por James Bateman em 1839 em Orchids of Mexico and Guatemala. Em uma longa dedicação ao homenageado, George Ure Skinner, Bateman termina dizendo: “… nós podemos, portanto, não fazer mais do que selecionar algumas espécies que não podem desacreditar seu nome, e nós confessamos que somos incapazes de conceber para o nosso propósito do que o magnífico Cattleya representado na placa acompanhante “. Skinner dirigia um negócio mercantil na Guatemala e Bateman lhe pedira que enviasse amostras de plantas para a Inglaterra para identificação.
A extensão de Guarianthe skinneri se estende desde a fronteira sul do México até a Costa Rica, onde é a flor nacional. Lá é conhecido como “Guaria Morada” e desempenha um papel na tradição popular local. As plantas são tipicamente encontradas em florestas úmidas em elevações moderadas que crescem em árvores ou rochas. Muitas vezes, as árvores são caducas no habitat, fornecendo uma pista para a cultura desta orquídea.
Gur. skinneri é uma orquídea popular para crescer, especialmente em áreas quentes dos EUA como a Flórida e a Costa do Golfo. Há uma série de formas de cores, além da típica orquídea-lavanda, principalmente alba e coerulea. Os albas muitas vezes não são alba verdadeiros e têm algum pigmento no fundo da garganta. Há também um híbrido natural bem conhecido com Guarianthe aurantiaca conhecido como Guarianthe × guatemalensis. As cores do híbrido são variáveis e variam de coral a creme. Pode-se fazer uma impressionante coleção de nada além das duas espécies e do híbrido natural.
Como você poderia esperar com uma orquídea tão popular, Gur. skinneri é altamente premiado com quase trinta prêmios de qualidade de flores e inúmeros prêmios por cultura. Se você está procurando por uma orquídea florescente de fácil cultura, você não pode errar com cultivares amplamente disponíveis, como ‘Carpinteria’, ‘Heiti Jacobs’ ou ‘Casa Luna’.
Naturalmente, uma das características mais atraentes desta orquídea é que mesmo exemplos não premiados podem ser exibidos de maneira espetacular. Em 1984, recebemos um casal fora da cidade que estava na Flórida para a 11ª Conferência Mundial de Orquídeas. Ela era então uma juíza AOS e conheceu seu marido recentemente casado em uma reunião da sociedade das orquídeas em Louisiana. Ela contou que viu uma planta precoce que ele trouxe para uma reunião da sociedade, um Gur. skinneri. Com uma risada, ela contou a ele que um Gur bem florido. O skinneri deveria “parecer um arbusto de azálea”.
Para o aficionado com pouca experiência, esse não é um objetivo difícil de alcançar com essa orquídea. Enquanto padrão “cultura cattleya” vai fazer bem para crescer Gur. skinneri, algumas sugestões ajudarão o seu pleno potencial. Esta é uma orquídea de elevações baixas a moderadas e requer condições quentes a intermediárias. Isso significa que as temperaturas diurnas podem chegar aos oitenta, mas as noites não devem ir muito abaixo dos 50º F. Dito isto, aqui no sul da Flórida vemos os dias de verão nos anos 90 e não protegemos as plantas no inverno a não ser que as baixas noturnas estar abaixo de 40º F. Como qualquer cultura de orquídea, as condições de crescimento individuais ditarão fatores culturais reais. Cultive plantas em um ciclo molhado-a-seco na primavera e no verão com fertilização regular a cada semana. Isso é, não regar as plantas até que estejam quase secas da rega anterior. Descobrimos que essa espécie se sai melhor em um meio de drenagem rápido e grosseiro. Em anos passados usámos samambaia grossa, mas agora usamos amendoins de isopor ou pedaços de carvão de madeira (não briquetes!) Cobertos com uma camada de mistura de casca média. Você também pode usar agregados como rocha de lava ou Aliflor grande, apenas certifique-se de lavar as panelas com água limpa regularmente para evitar o acúmulo de sal.
Logo no início, aprendemos que a produção de flores melhorou muito com Gur. skinneri se as plantas recebessem condições mais frescas e secas a partir do meio do outono e se estendessem pelo inverno até a floração. O aumento da luz neste momento melhorou não apenas a contagem de flores, mas também a riqueza de cores. Claro que isso faz sentido. Plantas de florestas decíduas recebem mais luz no inverno. Quanto mais? Considerando que a cor da folha deve normalmente ser um bom gramado verde, proporcionando luz de inverno suficiente para transformar as folhas verde-amarelo sem queimar é ideal. Para aqueles que vivem em áreas temperadas, as plantas apreciarão o verão ao ar livre em um local que ofereça luz brilhante e filtrada.
Março é a estação de floração para Guarianthe skinneri, então se você tem planos de assistir a um show de orquídeas nas próximas semanas, fique atento a plantas florescentes e experimente uma … você vai gostar!