Orquídea olho de boneca

Se você é apaixonado por orquídeas como eu, certamente já deve saber que a espécie olho de boneca é uma das mais populares entre as orquídeas, além disso, ela também é bem mais rustica, e tem facilidades de serem cultivadas em comparação as demais espécies.

Orquídea olho de boneca nome científico

A orquídea olho de boneca também conhecida pelo o nome científico de Dendrobium  pertence a família das Orchidaceae, e se adequa nas regiões de climas Equatorial, Subtropical, Tropical, a altura media de seus arbustos pode variar de 30 a 90 cm.orquídea olho de boneca

Essa espécie de orquídea é herbácea, no entanto se comporta como uma planta epífita ou seja tem o costume de crescer apoiada sobre outra planta, no entanto ela forma grandes touceiras eu podem variar de 50 a 90 cm de altura. A orquídea olho de boneca também possui em suas características pseudobulbos sulcados que possuem nós e entrenós bem marcados de coloração verde.

Orquídea dendrobium olho de boneca

As folhagens da orquídea olho de boneca são curtas, finas e flexíveis, elas ficam fixadas na região dos nhôs ao longo do caule da orquídea. É nesses caules que surgem a flores dessa orquídea. As flores da orquídea olho de boneca pode apresentar cores variadas, ou até mesmo podem ser bicolores com tamanho médio de 6 cm x 6,5 cm sobre a haste de aproximadamente 2 cm. De um modo geral a floração dessa orquídea pode durar cerca de 30 dias, no entanto esse tempo depende também da região onde cada uma é cultivada, e, além disso, depende também da temperatura durante a primavera.

Orquídea olho de boneca Crescendo Sobre Árvores

Todas as espécies de orquídeas agem como epífitas, ou seja, se desenvolve apoiadas em troncos de arvores. No entanto elas não são plantas parasitas, e sim preferem se apoiar em arvorar para se desenvolverem. Porém, elas não retiram nutrientes dessas plantas.

Por isso é comum encontrar qualquer espécie de orquídea sendo cultivadas em troncos de arvores, amarradas com barbantes ou sisal. O fator das orquídeas se desenvolverem em troncos é o principal fator que chama atenção nessas plantas.

É importante ressaltar que as Orquídeas olho de boneca também podem ser cultivadas em vasos de jardim, no entanto o ideal é que esses vasos sejam de barro, cerâmica ou ate mesmo madeira, mas lembre-se de forra-lo bem com pedregulhos para que haja melhor drenagem da agua.

Segundo indicações técnicas o ideal para o cultivo de Orquídeas olho de boneca é utilizar um composto com uma mistura de carvão vegetal, com cascas de arvores e fibras de coco, pois esses são materiais próprios para serem utilizados em cultivo de Orquídeas.

como cuidar da orquídea olho de boneca

No estagio inicial é preciso que você faça a irrigação constante das Orquídeas para evitar que elas morram, principalmente se elas tiverem sido plantadas no verão. No entanto é importante ressaltar que entre uma irrigação e outra é necessário deixar o substrato secar.

No momento de decidir onde cultivar a orquídea olho de boneca é importante planta-la em um espaço onde tenha abundancia de luz solar e que seja arejado, já em regiões onde a temperatura é muito alta o indicado é que a orquídea não receba a luz solar diretamente, para evitar queimas das folhagens e flores.

Como já dito anteriormente, a orquídea olho de boneca é rustica, mas ainda sim necessita de cuidados para evitar problemas no desenvolvimento da mesma, considerando que todos os cuidados são necessários para manter a orquídea olho de boneca mais vigorosa e mais e com cores mais vivas.

Em muitos casos as pessoas preferem cultivar a orquídea exposta diretamente ao sol, no entanto a recomendação é que ela seja cultivada em meia sobra, em varandas, ou arbustos considerando que elas estejam em local arejado e com iluminação natural.

Se possível o ideal é que a adubação das Orquídeas seja feitas de forma orgânica, utilizando torta de mamona e farinha de osso, se possível. No entanto se você preferir é possível encontrar adubos próprios para adubação de orquídeas de diversas espécies em casas de produtos agrícolas.

Orquídea olho de boneca como plantar

Na faze de crescimento as orquídeas precisam ser irrigadas com maior frequência, principalmente no verão, mas tenha cuidado para não causar encharcamento nas raízes da orquídea.

Nessa fase também deve ser realizar verificação constante das mesmas para evitar possíveis aparecimentos de pragas e doenças na mesma, se caso ocorrer o aparecimento, o indicado é que o controle seja feito imediato com produto indicado.orquídea olho de boneca

A adubação de manutenção dessas espécies dessas Orquídeas pode ser feitas com adubos agrícolas como, por exemplo, o NPK com a formula 10-10-10 dissolvido e aplicado junto com a água. No entanto deve se manter o cuidado para não colocar dose em excesso e causar a lima das folhas da orquídea.

Para ajudar em uma boa floração da orquídea olho de boneca, o indicado é eu seja realizado uma adubação antes do período de floração da mesma que ocorre no final da primavera até o início da primavera, a adubação pode ser feita com fertilizante com mais fósforo, tipo NPK 4-14-8.

Em casas agrícolas é possível encontrar adubos com formulações mais pesadas que o comum, no entanto essas formulações pesadas devem ser evitadas.

Excesso de adubo em orquídeas acaba no chão, sendo percolado no perfil do solo contaminando lençóis freáticos, com toda a implicação danosa ao meio ambiente que sabemos.

Se você tem uma orquídea olho de boneca e deseja fazer a propagação dessa espécie, você deve começar fazendo a preparação do vaso colocando isopor e argila expandida no fundo e por cima fibra de coco ou musgo seco e acomode a planta.

Depois disso prepare um tutor para a mesma, podendo ser um tronco de arvore ou qualquer outro objeto que desejar, desde que ele de apoio para a orquídea, se for preciso prenda ela com um barbante ou ate mesmo um sisal.

Se você quer ter uma orquídea olho de boneca bem cuidada, o ideal é ficar atento os mínimos detalhes como, a irrigação diária, adubação e o controle fitossanitário eu são os tratos mais importantes no cultivo de orquídeas olho de boneca.