ORQUÍDEA DENPHAL
4.8 (95.63%) 32 votes

Tudo sobre a Orquídea Denphal

Entre tantas espécies de orquídeas a Denphal é que possui um porte altivo e mais elegante, pois sua floração normalmente ocorre no topo dos seus caules, mais conhecido como pseudobulbos. Nessa estrutura surgem hastes repletas de flores de varias cores como, por exemplo, branco ao vinho, passando por vários tons de lavanda, magenta, fúcsia e púrpura.

orquidea denphal

Essa espécie é derivada do Dendrobium bigibbum, a flor símbolo do estado de Queensland, na Austrália, mas atualmente conhecida em quase todo território nacional. Também tem sua marca registrado devido a sua grande capacidade em florescer ao longo de quase todo ano, no entanto a tendência maior de floração dessa espécie ocorre normalmente em tempos  mais seco podendo variar entre o outono e o inverno.

Além de sua alta capacidade floração ao longo do ano trata-se de uma espécie também altamente resistente de fácil manejo, além disso, ainda produz flores para corte para formação de diversos tipos de buquês.

Embora ela sejam muito conhecidas como compactos elas também possuem porte de tamanho eu normalmente não ultrapassa os 30 cm, embora existam orquídeas dessa mesma espécie eu podem chegar até mesmo  1 a 1,5 metros de altura, sem considerar as hastes florais.

As flores possuem tamanho variado partindo de 3 até 10 cm, dependendo da espécie na qual ela foi cruzada, além disso as flores podem durar de 2 a 3 meses na planta..

Quer aprender a como cuidar de sua orquídea Denphal?

Faça como a Rafaella que assim como você é uma aficionada pelas Orquídeas. Depois que ela adquiriu o curso que ensina a cuidar de orquídeas ela parou de
perder dinheiro comprando mudas e insumos caros que no final não dão resultados, pois ela não sabia que existem alguns SEGREDOS para o cultivo das orquídeas.

como cultivar orquidea

Cansado de ver suas lindas Orquídeas morrerem sem “motivo” e perder dinheiro?

Saiba como transformar sua orquídea em uma “vencedora” em exposições!

Domine as técnicas contidas neste curso e transforme as orquídeas de seu jardim em orquídeas lindas de exposição!

Abaixo uma pequena explicação do que eu aprendi no curso sobre como cultivar a orquídea Denphal

Essa orquídea não é uma espécie difícil de ser cultivada embora ela exija os mesmo cuidados do que as demais espécies. São espécies de orquídeas precoces que podem começar a florescer  dois após sair de laboratório, além disso possuem um crescimento rápido com formação de touceiras.

Ela pode ser cultivada em vasos de barro ou de plásticos, em canteiros ou diretamente no tronco de arvores, além disso, se adapta facilmente a qualquer tipo de substrato, no entanto alguns meses antes da floração são importantes realizar uma adubação com adubos específicos como, por exemplo, o NPK 4-14-8  que podem ser encontrados em casas agrícolas.

A aplicação da adubação se da através da água, no entanto você deve se atentar para aplicar somente a dose recomendada em cada planta, para evitar que a orquídea venha se queimar com excessos de adubo.

Deve ser irrigada ao menos 2 vezes por semana, ou quando houver necessidade, não permitindo eu o substrato venha ficar totalmente seco. É normal observar que na época de sua floração as folhas venham pecar e cair, mas ainda sim o caule não deve ser removido, pois ele voltará a florir posteriormente.

A orquídea denphal gosta de sol?

A orquídea denphal surgiu no Sudoeste da Ásia e se tornou conhecida mundialmente devido a sua beleza e a facilidade em seu cultivo. Essa espécie de orquídea pode ser cultivada em locais de alta temperatura e boa luminosidade, no entanto deve evitar a exposição de sol direta sobre ela.

Além de ser altamente resistente a alta temperatura ela deve ser irrigada ao menos duas vezes por semana, quantidade de vezes menor do que em outras espécies de orquídea, é importante ter atenção para que não haja acumulo de água no vaso ou no prato onde a planta esta, para evitar o apodrecimento das raízes e por fim a morte da mesma.

 No momento de irriga-las, se houver duvidas coloque a ponta do dedo sobre o substrato para da orquídea para ver o grau de umidade, se a caso ela ainda estiver úmida não precisa irrigar.

Como replantar a orquídea denphal

Se você adquiriu sua muda  direto de um laboratório ou de um viveiro, e deseja reproduzi-la em casa, saiba que isso é possível, mas deve se ter muito cuidado para não acabar prejudicando a planta matriz.

Para produzir novas mudas a partir dela você deverá retirar da planta matriz um broto com pelo menos duas gemas eu normalmente fica localizada no meio dos pseudobulbos.

Além disso, para replantar essa espécie de orquídea você também pode dividir ao meio a touceira fazendo duas ou mais plantas, no entanto o ideal é deixar em cada planta pelo menos dois ou três pequenos caules, mesmo que eles não possuam folhas.

É importante se ter atenção ao estaquear novas mudas para replanta, principalmente usando a planta matriz esta em fase de crescimento, pois ela  com hastes mais longas possuem tendência a entortar com facilidade, podendo ate se quebrar ao meio.

As plantas retiradas da matriz podem ser replantadas diretamente em vasos de barro ou de plástico, diretamente em arvores ou ate mesmo canteiros, no entanto o fator primordial que deve ser observado é o tipo de substrato que será utilizado e aos períodos de irrigação das mudas replantadas.

Orquídea denphal como fazer mudas?

Fazer mudas dela  não é tão difícil quanto parece, no entanto é preciso se atentar e ter alguns cuidados, e se você realmente deseja aprender como fazer mudas  veja o passo a passo abaixo.

  1. Escolha da matriz: Para retirar mudas você deve ter uma boa planta para ser usada como matriz, normalmente a matriz deve estar livre de doenças e pragas, a planta deve estar em um bom porte de desenvolvimento.
  2. Escolha do caule: As mudas devem ser retiradas do caule das plantas, observando que a parte a ser retirada a muda deverá ter duas gemas que é de onde brotará a nova muda.
  3. Plantio das mudas: Depois de retirada a mudas de orquídea deve ser transplantada em vasos ou em canteiros, com o substrato adequando que pode ser encontrado em qualquer casa de produtos agrícolas.

Depois de feita a muda da orquídea você deverá manter todos os cuidados necessários como, por exemplo, irriga-las sempre que necessário, realizar adubações e, além disso, tratar possíveis aparecimentos de pragas e doenças.

É importante ressaltar que de uma única planta matriz é possível retirar varias mudas de orquídea embora, é importante deixar a planta matriz com pelo menos 2 caules para evitar danos a orquídea.

Conheça a orquídea olho de boneca

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como cuidar da orquídea Denphal
Author Rating
51star1star1star1star1star