Buquê de orquídeas

Buquê de orquídeas: dicas para decoração e curiosidades

 

É fato que as orquídeas são flores exuberantes e belas, dando requinte especial onde forem colocadas. Por ser uma flor especial, também exige cuidados especiais, principalmente com relação à sua aparência. As combinações que podem ser feitas com orquídeas são enormes, visto a variedade de cores que as mesmas possuem. O diferencial se dá em cada detalhe escolhido, em cada local colocada e como essa combinação pode ser feita. Elas caem bem em casamentos, festas de 15 anos, formaturas ou em eventos simples. O que a torna tão especial é o seu charme e delicadeza, dando leveza ao ambiente e harmonizando a ocasião em questão.

Um buquê por si só representa fertilidade e vida. É possível notar isso na forma e energia que transmitem, e por isso são tão comuns em cerimônias de casamento, sendo elemento fundamental para. O que observamos é que um buquê já traz consigo uma série de significados e vem como elemento a dar prosperidade para quem está casando. Não à toa todos querem pegá-lo no fim da celebração. Mas não é somente neste caso que ele se encaixa, e também não é somente este o seu significado em festas ou celebrações. Há muito mais a ser explorado sobre esse mundo dos buquês.

Porém, nos cabe aqui falar sobre o buquê de orquídeas, suas diversas possibilidades e o que o mesmo representa em meio a tantos significados trazidos pela flor em si ou pelo seu conjunto.

O que representa um buquê de orquídeas?

 

Assim como um buquê de flores tem seu significado, obviamente um buquê com a importância e beleza da orquídea há de ter também. E qual seria ele? Será que são boas vibrações e energias? O que é dito, é que o buquê de orquídeas simboliza beleza, requinte e sensualidade. Teria como ser diferente? É algo que já nos salta os olhos. O charme emanado por essa flor é simplesmente fantástico. O significado da beleza e requinte se dá pela própria característica da flor: exuberante e simples. Ela dá um toque especial a todo o ambiente ao qual estiver, seja de maneira discreta, seja de maneira extravagante.

O fato é que ao olharmos uma orquídea já observamos que há algo de especial e fantástico em sua forma. Para decoração é um elemento mais que especial e dá um toque de beleza e harmonia seja qual for a combinação. A sensualidade se dá a partir da história que a flor tem na Grécia Antiga. As mulheres dessa época utilizavam orquídeas nos cabelos para conquistar homens. Outra leitura diz que, em tradução, orquídea significa testículos, denotando mais uma vez a característica sensual em si e remetendo à ideia de fertilidade.

Em qualquer um dos significados, sempre é uma boa pedida ter como companhia um buquê de orquídeas. Mas como montá-lo? Existe uma regra padrão? Como conseguir combinar cores? Vamos trazer, então algumas dicas que possam ajudar a você montar seu buquê ou quem sabe ter alguma ideia brilhante. O que vale, além da beleza que lhe é creditada, é a criatividade e inovação.

 

Dicas: como montar um buquê de orquídeas?

 

Já foi dito sobre o significado das orquídeas, e os significados dos buquês. O interessante é que nesse embalo entra também as representações das cores, que também tem mensagens a passar. Sendo assim, pode até valer tudo, mas antes é legal saber um pouco de como as misturas e as representações vão se dar a partir da combinação de cores ou uso de uma cor só. E aí já está uma dica: apostar em um buquê com uma cor só é o tradicional. Sem muitas misturas. O branco, por exemplo, pode ser uma boa pedida e representa uma beleza mais clássica, algo mais tradicional.

Orquídeas amarelas trazem o significado da intensidade, amor, alegria. Podem quebrar um pouco da formalidade sem deixar o charme de lado. Elas também podem ser ótimas aliadas nas decorações, deixando o ambiente mais descontraído. Apostar nas cores azuis é apostar na pureza, na paz de espírito e na harmonia. A cor por si só já simboliza a calma e quebra um pouco o ritmo acelerado e a ansiedade. Uma boa pedida também! As orquídeas vermelhas trazem consigo os significados do amor intenso, da fidelidade e é uma opção para quem prefere uma chegada mais forte e com mais firmeza. Apesar de variar um pouco nos tons, sua força é notada logo de cara.

Existem também as orquídeas na coloração rosa que transmitem delicadeza, amor e juventude. Apesar de ter uma chegada mais singela seu recado é dado assim que vista, mudando todo o clima do ambiente. As possibilidades se intensificam quando nas próprias cores contém nuances que podem dar um movimento a mais enriquecendo o leque de possibilidades, podendo ser mescladas dentro do próprio buquê.

É possível também fazer um buquê com cores mistas, usando as cores que se tem mais afinidade ou correspondente aos seus significados. Em geral não se tem regras para a mistura das cores. Essa mistura além de quebrar o tradicional trazem personalidade e presença onde se encontram, de modo que simbolize a característica pessoal dando singularidade ao evento ou espaço. As cores mistas costumam transmitir segurança de um modo geral, além de expressar todos os significados que as cores em si já possuem. É sem dúvida uma opção interessante para quem quer apostar em leveza, charme e um traço de personalidade.

Estas foram algumas dicas de como montar um buquê de orquídeas, e como combinar seus tons e cores diferentes. O que prevalece no fim de tudo é o desejo interno e uma dose de bom gosto. Apesar de não se terem muitas regras, convém não abusar muito das cores vibrantes, podendo estas serem mescladas com suas respectivas tonalidades mais leves, quebrando um pouco da agressividade que possuem. No mais é só pensar no que deseja pra você ou seu futuro, mesclar cores, ou seguir com tradição das cores isoladas, e desfrutar de toda beleza e charme que essas flores possuem.