orquidea roxaAs orquídeas roxas são consideradas orquídeas todas as plantas da família Orchidaceae, elas fazem parte da ordem Asparagagales (grupo que também inclui os aspargos e as cebolas) e são consideradas uma das maiores famílias de plantas existentes, podendo ser encontradas em quase todos os continentes, exceto pela Antártida.

A orquídea roxa assim como qualquer outra é uma planta de muito apreço para os cultivadores e colecionadores de plantas.  Sua beleza exótica e seu perfume são apenas alguns dos atrativos que incentivam a montar um orquidário em espaços internos e externos, além da grande variedade de tipos de orquídeas existentes, que também incluem os tipos híbridos, resultados de experimentos que misturam dois ou mais tipos da planta.

Entre os vários tipos, tamanhos e colorações, uma das mais procuradas por colecionadores e cultivadores das plantas são as de orquídeas roxas.  Essa coloração não fica restrita somente à um tipo da planta e também não é encontrada em somente um tom, possuindo uma vasta gama de variação do mesmo.

Ideal para decorações de ambientes fechados, abertos e para a montagem de orquidários, as orquídeas roxas aparecem com os seus tons em várias espécies. Dê uma conferida em alguns exemplo abaixo e se informe também com algumas dicas para o cuidado com essas plantas.

Orquídea Cattleya Labiata

Nativa brasileira, essa espécie de orquídeas é bastante popular e desejada por aqui. Seu apelido é “rainha do nordeste”. Suas flores tendem a nascer durante o verão, são grandes, possuem um delicioso perfume e possuem cores que variam nas tonalidades  roxo, lilás, azuladas, alba e semialbas.

Orquídea Cattleya Intermedia

Utra nativa brasileira, a Cattleya Intermedia possui também uma gama vasta de cores, sendo as mais encontradas nos tons de roxo, lilás, rosa, alba e azuladas. O cuidado com essa espécie da planta tem que ser redobrado pois elas costumam desidratar facilmente. Se bem tratada, a Cattleya Intermediária pode dar lindas flores perfumadas.

Orquídea Dedrobium nobile

Essa espécie da planta possui uma coloração mais forte tem seu centro e seus tons variam entre o roxo e o rosa. A dendrobium nobile também é conhecida como olho de boneca e pode atingir até 40 centímetros de altura. Sua floração costuma durar de 15 à 20 dias, e não se deve regar muito a planta durante o inverno. Além disso, para que a planta permaneça sempre saudável, ela deve ser mantida à meia-sombra, evitando sempre o sol forte (das 11h às 14h).

Esses são alguns tipos de orquídeas que podem ser encontradas na tonalidades roxas ou lilás, com um infinidade de variação em seus tons. OS cuidados com esses tipo de planta podem ser diferentes, de acordo com a espécie escolhida, por isso é sempre importante ficar atento as necessidades da planta para que elas cresçam com saúde e floresçam sempre.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a como cuidar de orquídeas:

– procure utilizar o substrato próprio para o cultivo de orquídeas, eles fornecem as vitaminas e ajudam nas condições necessárias para que as mesmas sejam saudáveis;

– verifique se o tipo de orquídea escolhido se adapta bem ao clima de tua casa, cidade  ou região. Algumas orquídeas lidam melhor com o clima seco, outras preferem climas mais úmidos.

– certifique-se também sobre a época em que a tua orquídea costuma florescer e tome os cuidados necessários (com a rega, luminosidade, adubos, etc.) para que a mesma  floresça satisfatoriamente.

Gostou das dicas e informações sobre orquídeas roxas? Quer saber mais sobre o assunto? Fique de olho em nossas novidades