Orquídea Cyrtochilum orgyale

Orquídea Cyrtochilum orgyale

Cyrtochilum orgyale

Em 2013, publiquei um belo artigo no site sobre esse excelente gênero de orquídeas oncidioides (Mirenda 2013). Como temos andado gradualmente passando pelos Oncidiinae nos últimos meses, tentando entender melhor as relações entre eles, achei instrutivo e prazeroso revisitar esse gênero incrivelmente vistoso e importante. O fato de eu ter me lembrado recentemente de sua glória na recente Conferência Mundial de Orquídeas (WOC) em Guayaquil também pode ser parte da razão pela qual eu quis apresentá-los novamente tão cedo! Eles são tão saborosos e maravilhosos. Com aproximadamente 130 espécies aceitas, virtualmente todas as cyrtochilums são orquídeas quintessencialmente andinas.

Desde a Venezuela até o Peru, são razoavelmente comuns, na maioria plantas terrestres ou litofíticas freqüentemente encontradas em afloramentos rochosos e aterros, e muitas vezes, mesmo ao longo dos lados da estrada. Seis dias antes da WOC, pedimos ao nosso amigo Gilberto Merino, da Ecuaflora, que nos mostrasse algumas de suas áreas favoritas de orquídeas. Vimos muitos habitats fantásticos e orquídeas raras, a maioria das quais eram miniaturas preciosas. Mas o fato de que a maioria das orquídeas que conhecemos eram diminutas em estatura fez com que nossos encontros com citocílios fossem particularmente notáveis ​​e memoráveis. Embora existam certamente espécies de tamanho moderado no gênero, algumas das espécies maiores desenvolvem pseudobolbos gigantes com rizomas encrespados que escalam o terreno acidentado e produzem inflorescências ramificadas e ultrajantes que geralmente carregam centenas de flores grandes e coloridas. O que mais alguém poderia perguntar em uma orquídea?

Cyrtochilum orgyale

Essas são visões que não conseguimos ver todos os dias, e elas são um espetáculo para se contemplar pessoalmente. Portanto, não, cyrtochilums não vão crescer no seu peitoril da janela, e geralmente são considerados difíceis e exigentes de crescer, a menos que você tenha ótima luz, água pura perfeita e condições frescas de cultivo da montanha. Algumas das melhores plantas que tenho visto em cultivo foram em Ecuagenera e Colomborquideas, onde muitas vezes não são sequer cultivadas em vasos, mas sim permitidas a divagar livremente em uma grade de fios com suas raízes expostas à alta luz, ar e umidade . Isso sugere que a cultura de maconha pode ser a abordagem errada para cultivar com sucesso essas belezas gigantescas. Com internódios rizomatosos entre pseudobulbos, frequentemente com mais de 30 cm, as plantas são esbranquiçadas e difíceis de controlar, como se fossem besta que realmente não pode ser contida.

Infelizmente para mim, isso só os torna mais atraentes! Se você, como eu, deve cultivá-las, esteja preparado para manter a área de cultivo fresca o ano todo: 70ºC durante o dia e 50ºC, ou até mesmo mais fria à noite, e permitir para se arrastar sobre rochas como na natureza. Suas incríveis inflorescências parecidas com trepadeiras precisam do suporte de uma treliça ou poder crescer em meio a arbustos ou pequenas árvores que possam se enrolar. Se você conseguir domar algumas dessas belezas maiores (ou bestas), você certamente será reconhecido pelo AOS pelos seus esforços.