Orquídea Catasetum

orquidea catasetum

Orquídea Catasetum – A orquídea que precisa de um sono de beleza!

 

Quando estamos muito cansados ou estressados, sempre dizemos que precisamos de um sono de beleza, não é? Dormir é uma ação que favorece nossa saúde, nos revigora e nos torna prontos para uma nova jornada. Com algumas plantas não é diferente! Elas precisam de um tempo de dormência, quando suas energias vitais são revigoradas. Uma das espécies de orquídeas que se encaixam nesse perfil é a Orquídea Catasetum. É uma planta pertencente ao subgrupo das Catasetíneas, o qual pertence outros gêneros, tais como: Mormodes, Cynoches; outras ao subgrupo das Cytopodíneas como as Cyrtopodiuns, Galeandras, etc.

Como você pode perceber ela pertence ao grupo muito grande (mais de 170 espécies!), composto por plantas muito vistosas, exóticas e coloridas. Vamos nos concentrar na Catasetum, que é uma espécie com uma enorme variedade também. A maioria se encontra em território brasileiro, mas seu surgimento se dá desde o México até o sul do Brasil. Na sua maioria, elas são epífitas, as chamadas orquídeas aéreas. São raros os exemplares terrestres e rupícolas, aquelas que vivem fixadas nas rochas. A Orquídea Catasetum tem como particularidade bastante apreciada o aspecto de que suas flores são de ceras, porque tem uma aparência lustrosa.

Masculina ou feminina?

Outra peculiaridade interessante é que suas flores são masculinas, femininas e hermafroditas. Ressaltando que as hermafroditas são flores estéreis. É possível encontrar essas características na mesma planta, mas são em raras ocasiões. Alguns estudam apontam que a ocorrência maior ou menor de flores masculinas ou femininas está ligada à luminosidade que a planta está submetida. Quando a luminosidade é maior, até com raios solares diretos em alguns casos, a tendência é que a planta tenha mais flores femininas. Quando a planta ainda é jovem e cultivada sob proteção solar, as flores masculinas predominam.

Como cuidar da Orquídea Catasetum?

A orquídea Catasetum é considerada uma planta fácil de cultivar e cuidar, desde que você conheça algumas particularidades dela. Esta espécie tem dois ciclos de vida e esta informação influencia o cuidado que se deve ter em cada um desses ciclos.

O período de crescimento

O período de crescimento vegetativo da planta é o tempo da brotação e enraizamento da planta.Nesse tempo, você deve aproveitar para realizar os cuidados básicos na planta: rega, adubação, cuidados cos folhas, etc. Este período é muito importante, porque é nele que acontece a floração. A inflorescência desta espécie, normalmente, ocorre na primavera e suas flores duram até 10 dias.

A dormência

Esta ocasião se caracteriza pela queda das folhas que já estão amareladas. Muitos pensam que sua orquídea está doente e que irão perdê-la! Mas não é nada disso. A Catasetum precisa deste tempo de revigoramento e renovação! Esse tempo de estagnação pode durar algumas semanas, alguns meses e, em alguns casos, até um ano. Já outras plantas simplesmente “não dormem”. Vão perdendo suas folhas e as renovando aos poucos, sem entrar em estado de dormência. De qualquer maneira, nesse estágio é bom você não se descuidar de sua orquídea. Lembre-se: ela está em repouso, mas não morta!

Não é necessário ficar regando e adubando, mas fique atento para que o substrato não fique seco demais. O recomendado é que você borrife água de vez em quando para evitar a total desidratação dos pseudobulbos. Para o plantio da Orquídea Catasetum, você pode utilizar substratos comuns para plantar orquídeas e vasos de cerâmica ou plástico de boca larga, de preferência. Alguns cultivadores utilizam garrafas PET para plantar seus exemplares, porque devido à sua transparência, planta realiza fotossíntese pelas raízes. O ideal é que ela seja colocada num local sombreado e não muito quente. A temperatura ideal para seu desenvolvimento é entre 10º e 35º. Para finalizar, é importante você saber que, apesar desse belíssimo gênero ser encontrado em grande quantidade no território brasileiro, algumas espécies já são consideradas como ameaçadas de extinção.

Pense nisso e divida essas informações com seus amigos!