Óleo de Neem

Óleo de Neem

Neem também conhecida como Nim, é uma árvore originária da Índia. Vive com média de 150 anos. Muito procurada pelos seus benefícios terapêuticos e medicinais que são encontradas em suas sementes, casca e em suas folhas. Seu nome significa: o curador de todos os males. Acredita-se que ela é capaz de curar mais de 40 tipos de doenças diferentes. É muito utilizada na área da agropecuária como adubo e para controle de pragas. Na área farmacêutica é utilizada em produtos de higiene e limpeza, e ainda é utilizada no tratamento de algumas doenças.

O Óleo de Neem é retirado dos frutos de sua árvore. São sementes que contem cascas que são retiradas e passadas por um processo de limpeza. Após isso é realizado uma prensa nas amêndoas que são extraídas o seu óleo. Partindo daí o famoso Óleo de Neem. Que tem como características uma coloração marrom e com um gosto não muito bom. Seu odor lembra muito o cheiro de alho e enxofre.

Uso de Óleo de Neem nas plantas

O Óleo de Neem é muito utilizado nas (Orquídeas) e plantas  em casos de animais que nelas se encontram e também para uma melhor saúde das plantas. A variedade do produto em acabar com os bichos varia desde os ovos, seu crescimento e até sua reprodução. Suas ações impedem que esses bichos cheguem perto da planta e se procriem. O Óleo de Neem combate mais de 200 tipos de bichinhos que danificam e matam suas plantas. E o mais importante é pelo óleo ser orgânico. Sendo assim, ele não causa dano as plantas e nem a saúde humana.

O Óleo de Neem é muito procurado por agricultores que optam pelas plantações orgânicas. Pois já foi comprovado que o seu uso não causa danos a saúde. Tendo assim a possibilidade de comer as plantações que levam esse remédio. O modo de uso é você diluir uma quantidade de óleo na água e pulverizar nos lugares desejados. Em cima de suas plantas ou no local em que desejar. Leia as informações para se orientar melhor em relação a quantidade de óleo e água a serem utilizados.

O uso do Óleo de Neem em animais de estimação

É muito comum os animais terem vários parasitas e bactérias em si. Um dos exemplos mais comuns são as pulgas e os carrapatos. Não é aconselhável usar qualquer tipo de remédio para se livrar dessas pestes. Além de fazer mal para os animais, fazem também para os homens. Por isso, o Óleo de Neem é um dos produtos mais recomendados contra essas pragas. Pois, o seu uso não causa mal algum aos animais e sua ação é muito mais eficiente por ser um produto natural. Ele não tem um resultado imediato igual outros tipos de remédios, mas seu efeito começa dentro de algumas horas. Porém, o tempo da sua duração é muito mais longo e de muito mais qualidade. O modo de uso em animais pode ser feito de duas formas. A primeira é diluindo na água e dando para o animal e a segunda é se misturar com os componentes de banho e passar sobre ele.

O uso de Óleo de Neem para a saúde

Além de ser um ótimo produto para animais e plantas, esse óleo é muito utilizado para vários tratamentos.

Tratamento bucal

Muito encontrado em produtos de higiene bucal, como pastas de dente e enxaguante bucal. Serve para o tratamento de cáries, aftas e gengivite.

Tratamento para a pele

Pode ser usado como antisséptico natural. É muito usado para evitar as infecções em cortes ou machucados na pele. Seu uso é mais comum entre os indianos. Além disso, ele também é utilizado para tratamentos em micoses e frieiras e na unha. E para quem sofre com problemas de acne óleo de Neem é muito recomendado. Podendo além de secar cravos e espinhas, evitar problemas mais sérios com acne.

É capaz até de reduzir as marcas da velhice. Seu composto contém vitamina E. Vitamina que ajuda na elasticidade da pele, dando assim um aspecto mais jovial a mesma. Também muito utilizado para problemas no couro cabeludo como a caspa. É um produto muito encontrado na fórmula de produtos de beleza.

Evita a gravidez

O óleo de Neem é capaz de funcionar como um preservativo natural igual os remédios que evitam a gravidez.

Outros benefícios

O óleo de Neem ainda pode ser usado para a limpeza de diversos utensílios. Sendo utilizado até mesmo para tirar a ferrugem de superfícies. E o melhor de tudo é que ele é totalmente natural e além de não fazer mal para pessoas e animais, ele não faz mal ao meio ambiente.

Cuidados essenciais

No caso de aplicação do produto em plantas, o uso excessivo pode causar danos a mesma. Mesmo o óleo de Neem tendo várias qualidades o seu uso em excesso pode ter um mal resultado. Como exemplo, é queimar as folhas das plantas. Outra dica essencial é se atentar para os componentes da fórmula. Podendo variar de acordo com o seu processamento. Por isso, ler seu rótulo com instruções de uso e componentes é muito importante. Por isso, fique atento e veja o jeito correto de usar o produto. Outra situação também é usar os materiais de segurança adequados para mexer com os produtos.

O horário ideal para fazer a aplicação do óleo é no fim da tarde. Onde o sol não está muito forte, não fazendo com que o produto fique diretamente exposto a ele. É necessário fazer isso, para que a planta possa absorver todos os nutrientes do óleo de Neem.

neem

Qual a melhor opção: Comprar ou produzir óleo de Neem?

Existe uma certa facilidade para se obter o óleo. Por isso, o importante não é o modo em como você o obterá. Mas o ideal é tê-lo e fazer seu uso de forma devida. Caso você opte por fazer em casa, terá como vantagens as partes de ter o controle total de fazer seu produto podendo vistoriar o que vai na fórmula, extraindo cem por cento do fruto. Mas caso você não queira ter o trabalho de fazer a produção pode-se comprar. É um produto que está em alta no mercado, por isso, você não encontrará dificuldade nenhuma em obter esse produto. Podendo acha-lo em lojas de produtos orgânicos, lojas de produções agrícolas e até mesmo na internet. Onde você encontrará uma variedade imensa de produtos e preços.

Em relação ao seu custo benefício vale muito a pena ter um desses e fazer seu uso contínuo. Tanto por ter várias utilidades, não fazer mal a saúde e ser muito em conta. Seu preço é relativamente baixo perto de tantas qualidades. Por isso, vale a pena você investir no Óleo de Neem e começar a fazer seu uso, mas sempre o utilizando de forma consciente e moderada, com seus devidos cuidados.

Como fazer óleo de Neem?

Para fazer a produção do óleo de Neem é necessário quebrar a sementes com cuidado para abri-las e não esmagar as sementes. Devem ser separados os caroços das cascas.  É importante retirar os caroços podres pois podem ser venenosos. Depois triture as sementes até se formar uma pasta marrom. Depois disso, amasse com as mãos adicionando água. Depois o óleo começara a escorrer. Continue amassando até conseguir extrair tudo. A média é de 100 a 200 ml de óleo para cada um quilo de sementes.

 

Outras funções do Neem

Um dos principais benefícios do Neem é por não fazer mal a saúde. Pois várias pessoas morrem a cada ano pelo uso de produtos químicos na agricultura. O interessante no Neem é que eles podem dar vários lucros para os produtores rurais. Muitas vezes com a estocagem de alimentos acontece de serem atacados por pragas ou até mesmo estragando. Utilizando o Neem é possível que esses alimentos que precisam ficar armazenados por muito tempo sejam protegidos. Dando assim, um retorno financeiro muito grande para os produtores.

Outra curiosidade é sobre a torta do Neem. Logo após o processo de transformar a semente em óleo, o que sobra é chamado de torta de Neem. Essa torta é utilizada como adubo e tem sido observado que as plantas em que recebem esse adubo crescem muito mais, de forma muito mais saudável e com pouquíssimas aparições de pragas. Foram realizadas várias pesquisas para saber porque as plantas que recebem esse produto como adubo tem uma vida muito mais saudável. E foi descoberto algumas coisas. Como por exemplo: que é muito mais rico em nutrientes vegetais que outros tipos de adubo, que aumenta o número de minhocas e controla o nível de nitrogênio no solo. Além da proteção que as plantas recebem contra pestes por causa das propriedades da torta do Neem.

Alguns produtos derivados do Neem

  • Repelente de Neem

Além do óleo de Neem ainda existem outros produtos feitos a partir do Neem. Um exemplo é o repelente de Neem. Que tem como propriedade espantar insetos e tirar o inchaço e aquelas coceiras que ficam de suas picadas. Pode ser usado tanto em pessoas, jardinagem e em animais de sangue quente.

  • Sabonete para cães de Neem

Sabonete para cães feito de Neem tem como principal ação anti-inflamatório, repelente e antisséptica. Deve-se lavara o animal com o sabonete para a proteção dele. Com cuidados para não cair nos olhos do animal. O ideal é deixar que o cão se seque naturalmente, caso o clima permita isso. É necessário verificar se o animal não tem sensibilidades ou alergias aos materiais que compõem a fórmula do sabonete. É muito indicado por ser de base natural.

  • Sabonete para pessoas de Neem

Existem vários tipos de sabonetes de Neem, dentre as principais ações são: contra cravos e espinhas, manchas na pele e de gravidez e um alto potencial para eliminar fungos e bactérias que vivem na pele.

  • Creme dental de Neem

Ajuda nas principais doenças bucais dentre elas a cárie, gengivite, periodontite e diversas outras doenças.  Além disso, ainda controla é capaz de controlar a adesão celular e tem um ótimo retorno em questões de dentes sensíveis. Dentre os diversos cremes dentais um dos mais se destacam é com sabor de menta.

Chegada do Neem ao Brasil

Chegada do Neem ao Brasil

Acredita-se que o Neem chegou ao Brasil a mais de 50 anos. Como essa arvore tem preferencias por climas quente e seco ela teve uma boa adaptação com o clima do Brasil. Diferente da Europa e América do Norte que tem o clima mais frio, assim como a região sul do Brasil. Porém somente por volta dos anos 90 que começaram a descobrir seus benefícios e então se começou o seu comércio.

Graças a esses estudos e as descobertas com essa planta hoje é possível que muitos agricultores possam abandonar totalmente produtos de prevenção que fazem mal tanto a animais como as plantas. Esses estudos e descobertas foram muito benéficos tanto para os homens quanto para a agricultura.

Como o Neem ajuda na produção

Na questão de animais como já citado antes ajuda na produção da seguinte forma. Usando como pulverização sobre os animais ou então os misturando a água ou algum tipo de alimento evita que eles tenham os ataques de carrapatos, bernes, moscas entre muitos outros tipos de ataques. Esses problemas causam um certo desconforto nos animais e consequentemente eles deixam de produzir o tanto que deveriam estar produzindo. Como exemplos estão: o leite, os ovos entre outros. Com a utilização do Neem, essas pestes acabam saindo e a produção dos animais é muito maior e de muita qualidade. Além disso, o Neem não é prejudicial à saúde.

No caso de usar o Neem nas plantas você ganha a ajuda no Neem na produção impedindo que animais e até mesmo alguns tipos de pragas se apoderem das plantações. Com isso, além de ficarem bem protegidas, o uso desses produtos faz com que as plantas cresçam de forma melhor e mais forte. Portanto, o uso do Neem é importantíssimo para uma boa qualidade na sua produção. Com um preço muito acessível, vale a pena investir num produto como esse. Zelando pela saúde dos animais, plantas, sua saúde e a saúde do meio ambiente.